Enquadramento
Os acidentes com veículos agrícolas estão entre os mais frequentes em Portugal, indicando a necessidade de regulamentos de segurança acrescidos. Como estas máquinas e equipamentos apresentam riscos únicos para os operadores, é essencial que aqueles que os conduzem e operam possuam as qualificações adequadas.
Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, a partir de 1 de agosto de 2024 os condutores habilitados para as categorias B que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo II e os condutores habilitados para as categorias C e D que pretendam conduzir veículos agrícolas do tipo III, têm de ter frequentado com aproveitamento a ação de formação COTS (Conduzir e Operar com o Trator em Segurança) ou Unidade de Formação de Curta Duração equivalente, reconhecida nos termos do artigo 5.º do Despacho n.º 3232/2017, de 18 de abril.
Esta informação foi atualizada pelo Despacho n.º 7839/2023 de 31 de julho de 2023, dos Gabinetes da Secretária de Estado da Proteção Civil e dos Secretários de Estado das Infraestruturas e da Agricultura, que prorroga o prazo definido anteriormente.
Objetivos
Este curso tem como objetivos:
. Identificar as principais causas dos acidentes com tratores em Portugal.
. Identificar as principais disposições do código da estrada para a condução segura de veículos agrícolas na via pública e para operar na exploração, bem como disposições do código do trabalho.
. Identificar os princípios a ter em conta para realizar uma condução segura na via pública e operar na exploração, bem como do cumprimento do código do trabalho.
. Identificar as aptidões e o comportamento que o condutor de trator deve ter quando conduz na via pública e na exploração.
. Identificar os cuidados de segurança a ter na preparação e condução do trator.
. Identificar o equipamento de segurança e de proteção que o trator deve ter.
. Identificar o equipamento de proteção individual de um operador de trator.
. Conduzir o trator com segurança na via pública e na exploração.
. Conduzir o trator com uma máquina montada/rebocada em segurança na exploração agrícola.
. Operar em segurança com a TDF (tomada de força) e um veio telescópio de cardans.
Destinatários
Agricultores, operadores e trabalhadores que operem com tratores.
Detentores de carta de condução com habilitação para condução de veículos agrícolas (categorias B, C e D).
Idade: ≥18 anos.
Escolaridade mínima obrigatória.
Podem ser aceites formandos que não disponham da escolaridade mínima, desde que comprovem saber ler, escrever e interpretar um texto.
Horário
Laboral
Duração
35h
Nota: A formação só se realiza com o número mínimo de 12 formandos inscritos
Para frequentar uma ou mais ações de formação, deverá seguir as indicações abaixo descriminadas:
Objetivos Este curso tem como objetivos, capacitar os formandos com conhecimentos técnicos e normativos relativos ao Bem-estar animal durante o transp
Ler maisObjetivosRealizar e conduzir auditorias a sistemas de gestão da Qualidade, de acordo com o referencial ISO 9001 e legislação aplicável, demonstrando u
Ler maisObjetivosIdentificar e sistematizar os conceitos de gestão ambiental. Identificar a legislação relevante no âmbito da gestão ambiental. Identificar os
Ler mais