LINKING ENVIRONMENT AND FARMING (LEAF)

Trata-se de um esquema de certificação, sedeado no Reino Unido cujo objetivo é fornecer alimentos através de formas de agricultura mais sustentáveis. Trabalhamos com agricultores e a indústria de alimentos, para viabilizar uma agricultura sustentável que seja próspera, enriquecedora do meio ambiente e envolva as comunidades locais.

Os princípios de Gestão Integrado das explorações (IFM) que sustentam os requisitos da certificação LEAF Marque, concernem a uma abordagem de negócios agrícolas que oferece uma agricultura mais sustentável e amiga do ambiente e da biodiversidade. A tecnologia moderna e os métodos tradicionais são usados com o objetivo de proporcionar uma agricultura que enriquece o meio ambiente e envolve as comunidades locais. Uma empresa agrícola gerida de acordo com os princípios do IFM demonstrará a melhoria contínua e específica do local em toda a área, incluindo: Organização e Planeamento, gestão da Fertilidade do Solo, Saúde e Proteção das Culturas, Controlo de Poluição e Subprodutos, Pecuária, Eficiência Energética, Água Gestão, Conservação da Paisagem e da Natureza e Envolvimento da Comunidade.

A Agricert está qualificada pela LEAF Marque como Organismo de certificação acreditado pela norma NP EN 17065:2014, podendo os produtores ostentar o símbolo nos seus produtos.

Leaf

Para mais informações consultar:

https://leafuk.org/farming/leaf-marque/certification-partners

Pedido de orçamento

Para aderir a um modo de produção, o produtor deve seguir os seguintes procedimentos:

  1. Preenchimento e envio da “Descrição da Unidade”;
  2. Orçamento enviado pela Agricert, após envio do documento preenchido da alínea anterior ;
  3. Comunicação da aceitação do orçamento por parte do operador ao OC;
  4. Celebração de contrato entre OC e operador;